UALA
O Encontro com o Brasil Através do Nordeste
Contatos: vaccaro@ledovaccaro.com.br
Foi publicado pela Editora Dialética e é um livro que entrelaça problemas matemáticos com histórias. Todos os problemas que surgem no desenvolver das histórias estão resolvidos e comentados ao final do livro, mas a ideia é refletir ao percorrer cada conto. A ideia é permitir que o olhar veja o que há por trás das palavras e dos números.
Há Novidades no Site
Na aba "Nas Escolas" há um PowerPoint com análise de gráficos estatísticos (gráficos de pizza, de barras, de colinas etc.) e uma lista de exercícios de Trigonometria no Triângulo Retângulo.
Qual o significado do ato de ler?
Qual a interferência de quem lê no significado dado à leitura?
Quais as características da leitura de imagens?
É possível dissociar o conteúdo de um texto de sua forma?
Quais os limites da oralidade em textos matemáticos?
Essas foram perguntas que surgiram quando começamos a estudar as ações dos Ledores em concursos públicos. Ledores são pessoas que leem, em avaliações públicas, para deficientes visuais. A função precípua do Ledor é romper a barreira entre o atendido e o instrumento de avaliação. Perscrutar as ações dos Ledores em busca de aprimoramento é buscar a viabilidade da construção de uma sociedade justa.
Quem lê lê alguma coisa para alguém.
O Encontro com o Brasil Através do Nordeste
Produzindo um Livro Didático Que Não Foi
Aulas no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio
Mudando a Abordagem da Matemática