Aulas no IMPA
Aulas no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio
Meus primeiros contatos com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) foi em uns dos primeiros cursos do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). O IMPA é uma espécie de templo erigido à Matemática. Sua construção portentosa, sua estrutura na qual tudo funciona como esperado, o silêncio que reina nos corredores, a biblioteca magnífica dão ao IMPA a aura de um mundo à parte. Até na sala de café há um quadro-negro, para que não se pare de discutir Matemática mesmo na hora do cafezinho.
Há quem diga que o IMPA é elitista, e eu concordo, mas isso não retira dele o mérito de dispor-se à entrada de qualquer pessoa que deseje participar de seus quadros. Qualquer um pode inscrever-se nos cursos de férias. Um professor de História que não tenha, de início, contato com treinamento matemático ou mesmo um estudante do Ensino Médio podem, sem justificar o porquê ou quem é, inscreverem-se no curso de Análise e frequentá-lo. Se sobreviverem, podem fazer inscrições em outros cursos e irem galgando os caminhos para o mestrado. É esse "se sobreviverem" que gera o elitismo. Entretanto, é bastante discutível se essa forma de seleção é mais justa, ou menos justa, que as tradicionais provas e entrevistas presentes na maioria dos cursos de mestrado e doutorado.
No primeiro PAPMEM do qual participei, os tradicionais livros de Ensino Médio que fundamentam os cursos ainda não estavam impressos. Recebi uma brochura com o que viria a ser um desses livros. O curso, como até hoje, se desenvolvia durante as manhãs e as tardes de uma semana. A cada dia, à noite, ao chegar a casa, debruçava-me sobre o material que seria abordado na aula seguinte, fazia anotações na brochura e destacava um ou outro erro de impressão que, porventura, encontrasse. Eu, que sempre gostei de estudar, ser posto em contato com uma estrutura como a do PAPMEM, estava no melhor dos mundos. Conheci os Quatro Cavalheiros (Elon, Morgado, Paulo César e Wagner) e participei intensamente das apresentações. No último dia desse curso, aproximei-me do Mestre Morgado e, pedindo desculpas pela petulância, disse-lhe que eu havia feito uma série de anotações no material que me fora entregue e perguntei se essas anotações não seriam de alguma serventia. Morgado pegou o material de minhas mãos, desfolhou-o rapidamente observando minhas anotações, virou-se para os outros três Cavalheiros que estavam a alguma distância e disse:
- Ei! Esse "maluco" fez o trabalho que eu ia fazer no final de semana!
Começava meu contato com os quatro Mestres.
As aulas do PAPMEM tornaram-se compromissos meus das férias de janeiro e de julho. Participei de todos os módulos e, de alguns deles, mais de uma vez. Minha presença frequente fez com que a secretária dos cursos, a Maria, por vezes exclamasse: de novo!
Um dia recebi um telefonema do Mestre Elon:
- Ledo, preciso que você me faça um favor. Preciso que você ministre a aula do próximo PAPMEM no meu lugar.
- Mestre, não há condições de eu fazer isso!
- Claro que há! Você conhece essa matéria toda e tem plenas condições de ministrar a aula.
- O problema não é ter condições de ministrar a aula. O problema é substituir Elon Lages Lima!
Um pedido do Mestre Elon era, para mim, uma ordem. Assumi, com o peso da responsabilidade, as aulas do PAPMEM.
Além das aulas do PAPMEM, tive a oportunidade de ministrar no IMPA, como professor assistente dos Mestres Elon e Wagner, as aulas do núcleo do mestrado profissionalizante Profmat, que lá funcionou durante algum tempo.
As aulas do PAPMEM são aulas transmitidas ao vivo para diversas instituições pelo Brasil afora. Eu já tinha experiência de aulas transmitidas ao vivo, e de aulas gravadas em estúdios (que são dois estilos de aulas bem distintos). Entretanto, não foi a visibilidade ou o reconhecimento que essas aulas geraram que mais recompensaram o meu trabalho. Foi o orgulho de estar ali.
Problemas do Primeiro Grau
Problemas do Segundo Grau
Funções Quadráticas
Função Exponencial
Proporcionalidade e Porcentagem
Teorema de Pitágoras
Probabilidade I
Probabilidade II
Pitágoras e os Irracionais
Circunferência Trigonométrica
Princípio de Cavalieri
Progressões
Lógica e Conjuntos
Revisitando Números e suas Operações
Dimensões do Espaço
Áreas e Volumes
Uma
Aula do Mestre Morgado (Como Eleger um Presidente)
Sistemas Lineares
Elaboração de Provas e Questões parte I
Elaboração de Provas e Questões parte II