Recuperação Paralela

05/02/2021

Uma Proposta de Recuperação Usando o PowerPoint


De repente, todas as escolas começaram a falar de recuperação paralela. Creio que foi por força de Lei. Até esse momento, recuperação era algo que acontecia ao final do ano, após a entrega dos resultados finais aos alunos e, quando muito, no meio do ano. Era uma avaliação sobressalente que poderia ser precedida por aulas e servia para dar uma oportunidade ao aluno de recuperar sua nota. Agora não! A recuperação de cada bimestre tinha que ocorrer paralelamente às aulas da grade curricular.

Nessa nova modalidade de recuperação, o comum era, se o aluno estudasse de manhã, a existência de aulas à tarde e, com frequência, com o seu próprio professor da disciplina. Isso me incomodava: se o aluno não conseguiu aprender a matéria nas aulas comuns, o mesmo professor repetindo o que ele já havia trabalhado permitiria o aprendizado? Não poderia ser a forma através da qual a matéria estivesse sendo abordada o motivo do "fracasso" do aluno? O encaminhamento de um aluno à recuperação seria sempre devido à falta de empenho e de comprometimento do aluno? Resolvi propor uma forma diferente de recuperação.

Através de apresentações interativas de PowerPoint, os alunos teriam acesso à apresentação correspondente ao tópico da disciplina na qual ele apresentasse deficiência e navegariam nos slides sanando essa deficiência. Todos os alunos em recuperação iriam para o laboratório de informática e cada um estudaria a parte da disciplina que lhe fosse cabível. Um professor ficaria no laboratório para tirar possíveis dúvidas que surgissem. Dessa forma seria necessário um único professor para dar cabo, a um só tempo, da recuperação de diversas turmas e de diversos tópicos. Além disso, os horários das recuperações ficariam bem mais flexíveis.

Para apresentar a proposta à direção da escola, preparei duas apresentações de PowerPoint que seriam usadas no projeto, Ponto, Reta e Plano, que abordava Geometria de Posição, e Prismas, com o estudo dos prismas. Levei a proposta à direção que ficou muito entusiasmada e disse para que eu desse prosseguimento ao projeto. Então, eu retruquei:

- Temos que conversar quanto vocês vão me pagar pela implementação do projeto.

- Pagar? Como assim?

- Cada apresentação dessas dá um trabalho considerável para ser construída e nós estamos falando de criar apresentações com todo o conteúdo abordado no Ensino Médio. Eu tenho que receber pelo trabalho!

- Pagar, nós não temos condições!

O projeto parou nas duas apresentações à direção, e ponto.


Ponto, Reta e Plano

Prisma