Para Aquém, ou Além, da Aula de Matemática


Estava caminhando no alto da Posse, um bairro de Nova Iguaçu, quando uma jovem pulou no meu pescoço e disse:

- Professor, por causa sua, eu estou cursando Literatura na universidade!

- Poxa! Eu devo ser um péssimo professor de Matemática!

Não sou tão péssimo assim. Após uma conversa, tudo ficou esclarecido. Ela foi minha aluna no primeiro colégio no qual eu trabalhei, o colégio Delta. Na época, eu estava apaixonado por Fernando Pessoa e dava aula na sala da jovem após o intervalo. Minutos antes de terminar o intervalo, eu entrava em sala e escrevia um trecho de um poema de Fernando Pessoa no quadro. Os alunos entravam, sentavam, e eu apagava o trecho, sem qualquer comentário. A jovem começou a chegar mais cedo para aula e copiava o trecho que eu colocava no quadro. Acabou também se apaixonando por Fernando Pessoa e leu tudo dele ou sobre ele que passava por suas mãos. Decidiu cursar Literatura na universidade.

Lembro-me de ter lido um relato de Paulo Freire (já não me lembro em qual texto) no qual ele dizia que, quando era ainda criança, seu professor de Português passava redações, corrigia e entregava as redações aos alunos em ordem decrescente das notas. Ele fez uma redação e a hora de recebê-la não chegava. Ficou ansioso e foi o último a receber a redação. Ao ser chamado à mesa do professor para receber seu texto, ficou surpreso ao ver que a regra de entrega havia sido quebrada, ele tirou dez. Pegou a redação da mesa, contente, mas a mão do professor segurou a outra ponta da folha. Ele olhou para o professor que não disse nada, apenas sorriu e assentiu positivamente com a cabeça. Paulo Freire relata que, naquele momento, soube que seria um Educador.

Muitas vezes, ações simples possuem reflexos que nós nem imaginamos nos alunos. O problema é que esses reflexos podem ser positivos ou negativos. Nós, professores, devemos ter muito cuidado com nossos gestos. Eles ecoam e podem interferir de forma decisiva na vida do aluno. Nós trabalhamos com gente, e "gente é outra alegria".