Um Texto Inédito(?) do Morgado


Encontrei com o Morgado, em 2002, na Fundação Getúlio Vargas. Em meio a um cafezinho, ele relatou que estava chegando de Minas Gerais. Havia sido convidado para ministrar um minicurso em um congresso. Por algum problema de organização, seu minicurso foi suspenso e, no lugar dele, o Mestre teria que apresentar uma palestra a um público diversificado, com estudantes do Ensino Médio, graduados, mestres e doutores. Ele teve que organizar a palestra de forma que atraísse a atenção desse público.

A genialidade do Mestre fez com que ele criasse o texto Como Eleger um Presidente. Ao ler o texto, fiquei entusiasmado e perguntei-lhe se poderia usar o material. Ele entregou-me as anotações e deu-me liberdade para usá-la.

Anos mais tarde, com o Morgado já morto, liguei para Sheila Zani, que fora sua esposa, perguntando se eu poderia usar o material que o Mestre me entregara. Ela me respondeu: "Se ele lhe entregou o texto é para que você o use da forma que achar propícia". Ministrei uma aula no PAPMEM (um projeto do IMPA) com esse material.

Não sei se o Mestre disponibilizou esse material para outras pessoas, mas, conhecendo sua generosidade, creio que sim. Creio também que esse material nunca foi publicado porque perguntei a algumas pessoas que foram muito próximas do Mestre, como o Eduardo Wagner, se conheciam o texto, e elas disseram que não.

O arquivo a seguir é a íntegra das anotações que o Mestre me entregou digitalizadas por mim. Portanto, qualquer erro que por ventura seja nele encontrado deve ser reputado a mim.